
Este é o boletim informativo da Numismática Fidélis, a newsletter que te mantém bem informado sobre o mundo da Numismática!
⚖ Novas Regras do Pix em 2025 e o Impacto para Numismatas e Colecionadores
A partir de 2025, o Pix, amplamente utilizado como meio de pagamento no Brasil, estará sujeito a novas regras de fiscalização.
As instituições financeiras serão obrigadas a reportar à Receita Federal movimentações mensais superiores a R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas. Esse monitoramento semestral busca maior controle fiscal, combate à evasão e transparência nas movimentações financeiras.
💡 Esse controle não se restringe apenas ao Pix, mas à movimentação total de cada conta bancária, inclusive as contas digitais e carteiras eletrônicas (PicPay, PayPal e etc.).
Impactos para Numismatas e Colecionadores
Um benefício inesperado para os numismatas pode surgir do aumento na circulação de dinheiro físico, na tentativa de burlar a fiscalização.
Aqui na minha cidade, por exemplo, alguns feirantes e pequenos comerciantes têm informado que, em breve, aceitarão apenas pagamentos em dinheiro em espécie.
Pessoas que possuírem cédulas ou moedas guardadas há anos, muitas vezes sem saber do valor numismático, podem começar a utilizá-las novamente no comércio, especialmente em transações informais.
Os saques em caixas eletrônicos também poderão aumentar, o que pode estimular uma maior circulação de dinheiro físico. Como resultado, cédulas com maior valor numismático poderão ser repassadas com mais facilidade.
Isso aumenta a chance de que exemplares raros ou valiosos retornem ao mercado, oferecendo novas oportunidades para colecionadores.
💲 Limite de pagamentos com moedas metálicas

Pessoas físicas, comércio e empresas em geral são obrigadas a receber até 100 moedas de cada valor por compra.
Dessa forma, elas não podem se recusar a recebê-las ou limitar o pagamento em cédulas.
Os bancos também só são obrigados a receber pagamentos até 100 moedas de cada valor. Já para depósitos, não há limite.
Fonte: BCB - Banco Central do Brasil.
🛒 Coleção atualizada

Duas novas moedas foram adquiridas para a nossa coleção pessoal (não estão à venda).
Continue lendo.
Trata-se da moeda de 1 Centavo e a de 2 Centavos, ambas de 1975, em aço inox, flor de cunho, e com o tema FAO (alimentos para o mundo, sigla em inglês).
Resolvi iniciar, neste ano de 2025, a coleção de moedas que corresponde ao álbum de luxo número 3. Esse álbum contempla as moedas de 1975 até 1994.
Caso você tenha moedas flor de cunho desse álbum, envie o seu link do Mercado Livre (não compro por WhatsApp ou email).
💡 A numismática é um hobby sensacional! Ao colecionar cédulas, moedas e medalhas você não apenas constrói um acervo, mas também cultiva um olhar sensível para os detalhes que fazem parte do país e do mundo.
♻ Atualizações na Escola de Numismática

Visual atualizado.
(1) Plataforma
Atualizamos todo o design da nossa plataforma de aulas.
O link de acesso também mudou. Se você já é assinante, utilize o novo endereço: numismatica.tv
(2) Círculo Numismático (acabamos de lançar!)
Nossa comunidade exclusiva para alunos da nossa Escola de Numismática. Para entrar, acesse o link abaixo:
💡 Recomendações
🧮 Álbum para moedas: Álbum de luxo nº 3
📽 Vídeo: Coleção Completa do Real
🎓 Curso: Escola de Numismática
✍ Quem é Daniél Fidélis?
Trabalhou na Casa da Moeda do Brasil de 1997 até 2017. Nos primeiros anos na empresa, aprendeu as operações de fabricação de moedas e medalhas.
Nos últimos anos na CMB, coordenou o tratamento físico-químico dos efluentes oriundos da fabricação das moedas. Dedica-se à Numismática desde sua admissão. Possui, portanto, mais de duas décadas de estudo e prática no assunto.
É professor na nossa Escola de Numismática e outros cursos.
A partir de novembro de 2017, devido ao elevado número de alunos e ao tempo demandado à orientação, passou a se dedicar exclusivamente ao ensino.
Receba o meu fraterno abraço e até a edição #003!
Daniél Fidélis ::

